top of page
PRINCÍPIOS E CRENÇAS
Para nós da ARCS o que é fundamental para a vida, são, o respeito, a humildade e a empatia. Acreditamos que esses princípios e valores são extremamente necessários quando se trata de, cuidar de pessoas, como dizia Carl Jung: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar em uma alma humana, seja apenas outra alma humana”. Portanto, fazemos os atendimentos, pensando em, como se fossemos nós no lugar daquela pessoa e que não merecemos nada menos do que o melhor, por isso aqui o ser humano é visto como de maneira integral e buscamos sempre essa integridade entre as questões físicas, mentais e espirituais, da maneira mais natural possível, deixando o paciente à vontade para buscar novos objetivos, que às vezes, antes poderiam parecer impossíveis.
Sempre falamos das responsabilidades para atingirmos os objetivos, tanto nossas quanto dos pacientes, dizemos que esta responsabilidade se divide 50% nossa e 50% do paciente, onde a nossa parte está na avaliação e detecção das disfunções e patologias, como também na prescrição adequada dos tratamentos e condutas, já a do paciente, é manter a frequência combinada e sugerida, acreditar no tratamento e realizar as orientações para o lar.
Não seguimos protocolos de tratamento, tendo em vista que cada paciente é um ser único, e que, mesmo tendo um diagnóstico semelhante ao de outro paciente, de outra pessoa, pode e apresentará diferentes alterações funcionais. Um bom exemplo são as famosas hérnias de disco e discopatias, onde na avaliação, mesmo estando com o mesmo segmento diagnosticado, as pessoas podem e irão apresentar diferentes sinais e sintomas, que serão tratados de acordo com os achados clínicos.
É muito importante frisar que, mesmo com encaminhamento médico e “prescrição” médica da fisioterapia, os objetivos e condutas serão elaborados pelo fisioterapeuta novamente, de acordo com a necessidade e os achados clínicos e que, se verificarmos que não é necessária a utilização de algum recurso sugerido pelo médico, explicaremos os porquês e vamos seguir as condutas fisioterapêuticas que irão trazer os resultados almejados.
bottom of page