top of page
Pilates.jpg

PILATES

Pilates

Porquê você precisa de Pilates?

   A origem do Pilates é alemã e seu criador é Joseph Hubertus Pilates, que nasceu em 1883 na cidade de Monchengladbach, na Alemanha, próximo a Dusseldorf, seu pai era um ginasta grego e sua mãe uma Naturopata que acreditava na auto cura do corpo. Ele foi uma criança muito doente que sofria de asma, raquitismo e febre reumática, quando ao crescer, foi desenvolvendo uma afinidade por atividades físicas tais como Ioga, Boxe, Natação e Musculação, com isso, despertou o interesse em estudar mais sobre o corpo humano e maneiras de como melhorar a sua saúde, tudo isso o inspirou e influenciou na criação do método Pilates.
   Em 1912, Joseph se mudou para Londres, no Reino Unido e se tronou artista de circo e Boxer profissional, sendo até, convidado para ensinar defesa pessoal para a Polícia Metropolitana de Londres, a Scotland Yard. Mas, em 1914 durante a 1ª Guerra Mundial foi preso por ser Alemão na Ilha de Man, onde as condições de saúde eram precárias e ao longo desse período ele passou a incentivar os prisioneiros a se exercitarem, mesmo os soldados que estavam acamados ou em cadeiras de rodas. Ele passou a utilizar as molas dos colchões para dar resistência aos exercícios, o que futuramente em conjunto com sua engenhosidade, seriam transformados nos equipamentos de Pilates que são: o Cadilac, o Reformer e a Wunda Chair. Há quem diga que durante a pandemia de gripe de 1920, nenhum dos soldados ou prisioneiros cuidados por Joseph morreu. 
Após a guerra ele retornou para a Alemanha onde começou a treinar os policiais de Berlim e os soldados do exército Alemão. Em 1926, decepcionado com a situação política e social do seu país, migrou para os EUA e no navio conheceu Anna Klara Zeuner, sua futura esposa, juntos em 1929, fundaram o seu primeiro estúdio, na 8ª Avenida em Nova Iorque.
   Inicialmente ele chamou seu método de Contrologia por utilizar a mente para controlar o corpo, mas que foi substituído por apenas Pilates, por uma questão de apelo de marketing.
   Ele desenvolveu um novo conceito de equilíbrio entre corpo e mente e costumava dizer que: “Uma mente sã que habita um corpo doente (50% de equilíbrio) é como uma casa que tem um bom teto de cobre, mas que foi construída sobre um terreno de areia; um corpo são que habita uma mente doente (50% de equilíbrio) é como uma casa com um fundo sólido de pedra, mas com um telhado de papel; uma mente sã que habita um corpo são (100% de equilíbrio) é como uma casa com teto de cobre e fundo sólido de pedra; finalmente, uma mente doente que habita um corpo doente (0% de equilíbrio) é um casa com teto de papel e terreno de areia; isso significa que um não pode ser subordinado ao outro e que ambos precisam ser coordenados para se atingir o máximo de resultados com o gasto mínimo de energia mental e física, e também para que possamos viver o maior tempo possível com uma saúde normal, desfrutando os benefícios de uma vida proveitosa e feliz”. (Trecho do livro “Sua saúde” de Joseph H. Pilates, 1934). Após esta publicação em 1945, ele publicou o livro “o Retorno a Vida Através da Contrologia”, onde descreveu os princípios do método e realizou fotos ilustrativas, com a sequência original de 34 exercícios de Mat Pilates, que é o Pilates no solo. Na década de 60, o Pilates começou a ser conhecido mundo a fora e em 1967 o mestre e criador do método morreu aos 83 anos de idade por conta, supostamente, de um incêndio em seu estúdio.

> Agendar sessão

bottom of page