top of page
Acupuntura.jpg

Acupuntura

Acupuntura

A medicina do futuro, agora...

   A História da Medicina Tradicional Chinesa se confunde, de veras, com a história da China antiga e o Imperador Xuanyaun Huangdi Neijing (2697 a.C.), que escreveu o livro “O Cânone Interno do Imperador Amarelo”, considerado o primeiro tratado de Medicina do mundo. Mas, há relatos desde, a Idade da Pedra, da utilização de agulhas feitas de pedra, com propósitos curativos, os Bian. Porém, a compilação do livro do Imperador Amarelo entre 500-300 a.C., consiste em 2 partes e descreve desde s teorias de Yin-yang, 5 elementos, Zang-fu, meridianos e colaterais, qi (energia vital) e xue (sangue), etiologia, patologia, métodos de diagnóstico e diferenciação de síndromes e também o conhecimento básico referente aos pontos e os métodos de uso das agulhas.
   Para entender um pouco da MTC, vamos focar em 2 teorias de entendimento dos processos de saúde e doença, a teoria Yin-yang e os 5 elementos.
A teoria Yin-yang, diz que tudo no universo tem 2 aspectos opostos, um Yin e outro Yang, sendo ao mesmo tempo conflitantes, interdependentes e um se transforma no outro. Por exemplo, se pensarmos em dor, que aparece com o corpo parado, estamos falando numa dor tipo yin, já se for uma dor que aparece durante um movimento, estamos falando numa dor do tipo yang.
   Já a teoria dos 5 elementos, nasceu da observação da natureza, onde foram denominados como elementos a madeira, o fogo, a terra, o metal e a água. Cada um desses elementos possui características Yin e Yang, que são os meridianos de órgãos e vísceras, respectivamente. O elemento madeira é composto pelo meridiano yin, que é o fígado e o meridiano yang, que é a vesícula biliar. O fogo é o único que possui 4 meridianos, 2 yin e 2 yang, que são coração(yin), intestino delgado (yang), triplo aquecedor (yin) e circulação-sexo (yang). A terra é um elemento composto pelo meridiano do baço-pâncreas (yin) e estômago (yang). O metal é composto pelo meridiano do pulmão (yin) e intestino grosso (yang). Por fim, a água é um elemento composto pelo meridiano do rim (yin) e da bexiga (yang).
   Com o entendimento dessas duas teorias e a avaliação do paciente, são encontrados desequilíbrios entre essas energias e elementos, elaborado um diagnóstico energético e escolhido o tratamento mais adequado, buscando a restauração do equilíbrio desse paciente.
   As sessões de acupuntura são geralmente rápidas, durando em torno de 30 a 40 minutos, sendo apenas 20 minutos de aplicação de agulhas e outras técnicas, no tempo anterior à aplicação é sempre realizada uma avaliação energética do paciente, no dado momento da sessão, sempre necessária pois a cada sessão, o padrão energético do indivíduo muda bastante, devido ao tratamento anterior e as questões do cotidiano.

> Agendar sessão

Arcs logo W.png

©    ARCS - Criado por Peron Publicidade

Rua Coelho de Carvalho, 62 - Alto da Lapa - São Paulo SP

Tel: 011-4564-4198

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
bottom of page